Varejista Chinesa Shein Planeja Abrir Cinco Lojas Temporárias no Brasil em 2023

NOTÍCIA – A varejista chinesa Shein planeja inaugurar cinco lojas no formato pop-up – ou seja, temporárias – no Brasil no ano que vem. As cidades nas quais as lojas serão abertas não foram confirmadas pela empresa de e-commerce, nem as datas de inauguração ou por quanto tempo permanecerão abertas. Em novembro de 2022, a Shein manteve uma loja temporária no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo, a primeira no país a realizar vendas físicas fora do aplicativo da marca. Com 265 metros quadrados, a unidade temporária da Shein era voltada ao público jovem, com ambientes pensados para que os clientes tirassem fotos para as redes sociais. A loja ficou aberta por cinco dias. Outra iniciativa do tipo no país ocorreu em março passado, com a abertura de uma loja pop-up no Village Mall, na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, não havia vendas físicas. Fonte: CNN Brasil.

 

COMENTÁRIO – Ao receber um aporte de US$ 1 bilhão em abril deste ano, a Shein foi avaliada em US$ 100 bilhões (R$ 520 bilhões), sendo a terceira startup mais valiosa do mundo. À frente dela, estão as empresas de tecnologia Bytedance (dona do aplicativo TikTok), avaliada em US$ 140 bilhões, e a fabricante de foguetes SpaceX, de US$ 127 bilhões. Com popularidade crescente no Brasil, o aplicativo da Shein foi o mais baixado no ano passado no setor de moda, com 23,8 milhões de downloads no país, três vezes mais que seu concorrente mais próximo, a Lojas Renner. A Shein afirma que o investimento no país acontece por ser um mercado estratégico na América Latina. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o setor deve encerrar o ano com faturamento de R$169,6 bilhões, o que representa um crescimento de mais de R$ 18 bilhões em relação a 2021. Fonte: Idem.