Gigante Chinesa BYD Reforça Aposta no Brasil com Carros Elétricos
NOTÍCIA – Quase 10 anos após ter estreado no Brasil, a gigante industrial chinesa BYD anunciou, em 16 de novembro de 2022, dois lançamentos de carros elétricos, parte de uma aposta da empresa que pode envolver um investimento bilionário no maior mercado da América Latina, em um momento em que a mudança de governo pode fazer o país focar em tecnologias que reduzam emissões de carbono. A BYD, que tem origem na produção de baterias para celulares de aparelhos eletrônicos e começou a fabricar carros na China em 2003, lançou dois utilitários esportivos elétricos no Brasil, parte de um plano de ter cerca de um terço de seus modelos sendo vendidos no Brasil até o final do próximo ano. Atualmente, a empresa produz ônibus elétricos e painéis fotovoltaicos em Campinas (SP) e tem uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Manaus. Ela também tem dois projetos de monotrilho no Brasil, um em Salvador e outro em São Paulo. A companhia, maior fabricante de veículos elétricos da China, também tem negociado a venda de um lote de carros elétricos para a companhia de transporte por aplicativo 99. Fonte: CNN Brasil.
COMENTÁRIO – “Acredito que agora é o momento certo, política e ambientalmente, para investirmos na construção destas novas tecnologias no Brasil”, disse a presidente da BYD para as Américas, Stella Li, à Reuters, durante o lançamento. “Mas vai ser um processo muito desafiador e precisamos de um governo que tenha a cabeça aberta para que a tecnologia cresça aqui.” O presidente-eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, tem prometido uma agenda de combate às mudanças climáticas. No final de outubro, o coordenador do programa de governo, Aloizio Mercadante, afirmou que o governo precisa de estimular um processo de reindustrialização focado em uma “economia mais verde” e citou que a indústria automotiva nacional precisa de se modernizar para incluir veículos híbridos. No mesmo mês, a BYD assinou um protocolo de intenções com o governo da Bahia que pode abrir linhas de produção de veículos na área industrial abandonada pela Ford em Camaçari. O governo baiano mencionou investimentos pela empresa da ordem de R$ 3 bilhões, mas Li evitou dar detalhes, afirmando que uma decisão sobre o projeto deve sair até o final deste ano. Fonte: Idem.