Autores: 

Evandro M. de Carvalho, Daniel Veras e Pedro Steenhagen

Conhecer a China, suas instituições político-jurídicas, sua história, seu pensamento e sua cultura, de maneira humilde, aberta e sem preconceitos, além de ajudar a estreitar laços com a segunda maior economia mundial e com seu povo, é fundamental para um país que quer ser parte ativa e propositiva na relação bilateral e se inserir adequadamente no sistema internacional. Para isso, é de extrema importância que se promova estudos e análises interdisciplinares relacionadas ao tema, com o devido nível de profundidade e de rigor acadêmico.

 

O Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, junto a outras organizações da sociedade civil, visa justamente a atingir esse objetivo e a auxiliar o Brasil a desenvolver seu próprio conhecimento sobre China, de forma que o país possa perseguir o interesse nacional de maneira autônoma e com base em fatos, dados e conhecimento sólido. Ademais, o Núcleo considera primordial promover o estreitamento dos laços de amizade, de parceria e de confiança entre Brasil, China e seus povos, motivo pelo qual incentiva o intercâmbio cultural e o respeito mútuo.

 

Sendo assim, este position paper busca esclarecer não só o escopo de atuação, a composição e as vantagens do Núcleo, mas também o posicionamento e a visão de seus membros sobre a temática. Dessa forma, serve como base para a produção de seus estudos e de suas análises e como parâmetro para terceiros compreenderem as posições adotadas nos trabalhos realizados, dando transparência, segurança e confiabilidade a suas atividades.