• SEZs and China's Development Promotion: Policy Exchanges under the Belt and Road Initiative
    O pesquisador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, Pedro Steenhagen, contribuiu com um capítulo para o livro "Special Economic Zones as Regional Development Enablers", junto com Carlos Rodrigues, professor associado da Universidade de Aveiro e coordenador de seu Centro de Estudos Asiáticos e de seu Mestrado em Estudos Chineses. A obra, organizada por Paulo Figueiredo, Francisco José Leandro e Yichao Li, todos da City University of Macao, foi publicada em outubro de 2021 pela editora IGI Global. O capítulo escrito por Carlos e Pedro, intitulado "SEZs and China's Development Promotion: Policy Exchanges under the Belt and Road Initiative", analisa a abordagem única da China em relação a questões de desenvolvimento, o papel que SEZs têm na promoção ao desenvolvimento e como o referido país asiático pode compartilhar suas experiências, em especial, sob a BRI. Para isso, examinaram as reformas econômicas de Deng Xiaoping, a importância do socialismo com características chinesas, as estratégias de cooperação internacional para o desenvolvimento chinesas, com foco na BRI, e as oportunidades e desafios na implementação de SEZs baseadas em uma espécie de "modelo" chinês. Conforme as políticas da editora, o capítulo pôde ser registrado e compartilhado no Repositório Digital da FGV. Além de pesquisador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, Pedro Steenhagen é doutorando em Política Internacional da Escola de Relações Internacionais e Assuntos Públicos (SIRPA) da 复旦大学 – Fudan University, com bolsa integral do China Scholarship Council (CSC); Editor-Chefe da Observa China (观中国); e Joint Research Fellow do Centro de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos da 西南科技大学 – Southwest University of Science and Technology. Ele possui Mestrado em Análise e Gestão de Políticas Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio); Especialização em Relações Internacionais pelo Clio Internacional; e Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ).
    Autores: Carlos Rodrigues; Pedro Steenhagen
  • Position Paper: Núcleo de Estudos Brasil-China (FGV Direito Rio)
    Conhecer a China, suas instituições político-jurídicas, sua história, seu pensamento e sua cultura, de maneira humilde, aberta e sem preconceitos, além de ajudar a estreitar laços com a segunda maior economia mundial e com seu povo, é fundamental para um país que quer ser parte ativa e propositiva na relação bilateral e se inserir adequadamente no sistema internacional. Para isso, é de extrema importância que se promova estudos e análises interdisciplinares relacionadas ao tema, com o devido nível de profundidade e de rigor acadêmico.   O Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, junto a outras organizações da sociedade civil, visa justamente a atingir esse objetivo e a auxiliar o Brasil a desenvolver seu próprio conhecimento sobre China, de forma que o país possa perseguir o interesse nacional de maneira autônoma e com base em fatos, dados e conhecimento sólido. Ademais, o Núcleo considera primordial promover o estreitamento dos laços de amizade, de parceria e de confiança entre Brasil, China e seus povos, motivo pelo qual incentiva o intercâmbio cultural e o respeito mútuo.   Sendo assim, este position paper busca esclarecer não só o escopo de atuação, a composição e as vantagens do Núcleo, mas também o posicionamento e a visão de seus membros sobre a temática. Dessa forma, serve como base para a produção de seus estudos e de suas análises e como parâmetro para terceiros compreenderem as posições adotadas nos trabalhos realizados, dando transparência, segurança e confiabilidade a suas atividades.
    Autores: Evandro M. de Carvalho, Daniel Veras e Pedro Steenhagen
  • Como a China e o Brasil Podem Cooperar na Iniciativa Cinturão e Rota
    Jiang Shixue is Senior Research Fellow of the Chinese Academy of Social Sciences (CASS). He is also Distinguished Professor of the Shanghai University, Sichuan International Studies University, and City University of Macau, and Guest Professor of Anhui University, Zhejiang International Studies University, and Macau University of Sciences and Technology. Concurrently, he is Vice President of the China Society of the Emerging Economies, Vice Chairman of the Committee of Experts on Chinese Council of BRICS Think-Tank Cooperation, and Advisor to both the Chinese Association of Latin American Studies and the Chinese Association of Latin American History Studies. He served as Deputy Director of the Institute of Latin American Studies, CASS, during 1997-2008, and then Deputy Director of the Institute of European Studies, CASS, during 2009-2017. His research areas include Chinese foreign policies, international relations, world economy, global governance, Latin America, Europe, BRICS, emerging economies, etc. He can be reached at: jiangsx@cass.org.cn and jiangshixue@126.com. Data de Publicação: 13/07/2020.
    Autores: Jiang Shixue